É PESSOAL: COMO USAR O INSTAGRAM A SEU FAVOR

Use essas dicas do #DigitalSemPressão e as ferramentas do Instagram para personalizar sua experiência e manter as coisas positivas.

Siga sua intuição

Faça uma autoanálise depois de passar um tempo online. Se você estiver pensando que precisa mudar muitas coisas em si mesmo(a) — seu cabelo, seu corpo, a maneira como se veste — talvez seja o momento de mudar a forma como você utiliza o Instagram. Procure pessoas e contas que têm a ver com seus interesses novos e antigos e que façam você se sentir bem consigo mesmo(a).

Realize uma manutenção da rotina

Analise a lista de contas que você segue de vez em quando e edite-a. Quando fizer isso, considere deixar de seguir contas que você não julgue mais interessantes ou que te deixam para baixo de alguma forma. Reduzir periodicamente a lista de contas que você segue pode abrir espaço para novas pessoas que te colocam para cima.

INSTRUÇÕES: No seu perfil, clique em “Seguindo”. Role a tela e toque no botão “Seguindo” ao lado do nome de uma pessoa que você quer deixar de seguir. O botão ficará azul. Você também pode ir até o perfil da pessoa e tocar em “Deixar de seguir”.

Encontre novas pessoas para seguir

Você pode enriquecer sua experiência buscando regularmente pessoas novas e interessantes para seguir. A ferramenta Explorar é uma maneira de navegar pelas contas e tópicos — toque na lupa após abrir o aplicativo e experimente pesquisar uma tag sobre algo que você gosta, por exemplo #cozinha, #livrosnoinstagram, #fotografia ou #unhasdecoradas.

Silencie pessoas que você não quer deixar de seguir

Se você quer se afastar um pouco de alguém, mas não quer ferir os sentimentos da pessoa deixando de segui-la, basta silenciá-la. Ela nunca saberá, e você pode ficar tranquilo(a).

INSTRUÇÕES: Toque no menu de três pontinhos no canto de uma das publicações. Você pode escolher se deseja silenciar as publicações do feed ou as publicações de stories (ou ambas) de uma conta. Também é possível silenciar uma pessoa pressionando e segurando um story.

Use o recurso “Restringir” para proteger sua conta de interações indesejadas

Se alguém estiver sendo agressivo ou negativo na sua seção de comentários, coloque a pessoa na lista de “Restritos”. Os comentários de pessoas restritas ficarão visíveis apenas para elas, a menos que você os aprove. As pessoas restritas também não poderão ver quando você estiver online ou quando tiver lido as mensagens enviadas por elas. Se você não quiser deixar de seguir ou bloquear alguém, comece usando a lista de “Restritos”.

INSTRUÇÕES: Você pode restringir alguém a partir de um comentário que a pessoa postou (deslizando o comentário para a esquerda ou pressionando-o), através da guia Privacidade nas Configurações ou diretamente no perfil da conta que deseja restringir. Toque em “Restringir” para adicionar a conta à sua lista de restritos.

Quando necessário, bloqueie

Se o comportamento de alguém estiver afetando você negativamente e o silenciamento não for suficiente, bloqueie a pessoa. É a melhor maneira de acabar com a situação desagradável. As pessoas que você bloquear não conseguirão ver suas publicações nem encontrar você na pesquisa. Elas também não serão notificadas de que você as bloqueou. Se for algum conteúdo que considera ofensivo e viole as regras do Instagram você também pode denunciar a publicação e/ou a conta.

INSTRUÇÕES: Toque no menu de três pontinhos no perfil da pessoa e depois em “Bloquear”, ou “”denunciar” na publicação, se for o caso.

Faça conexões, não comparações

Você quer obter inspiração para realizar mudanças e explorar coisas novas, e a pior coisa seria começar a acreditar que não vai conseguir porque lhe “falta algo” ou achar que “não é para você”. Tente pensar que você está vendo apenas uma parte da vida das pessoas que postam a “foto perfeita”, e essa parte foi selecionada e editada, não mostra a história toda. Escape desta cobrança e viva seu próprio #DigitalSemPressão.

Escolha seu público

O acesso “público” no Instagram tem o real sentido da palavra. Qualquer pessoa pode ver sua publicação, e assim que algo é publicado, é quase impossível reverter totalmente a ação. Talvez seja interessante tornar sua conta privada, para que apenas as pessoas aprovadas por você possam ver suas publicações.

INSTRUÇÕES: Vá em Configurações, Privacidade, depois Privacidade da Conta, e mova o controle deslizante para a direita. Sua conta estará privada quando o controle deslizante ficar azul. As contas que seguem você continuarão seguindo. Novos seguidores terão de solicitar acesso. Se você deseja excluir alguém que está seguindo você, vá até sua lista de seguidores e toque no lado direito do nome de usuário da pessoa para removê-la.

Denuncie bullying

Se alguém estiver sendo agressivo online, considere se você quer reagir e como vai fazer isso. Você pode silenciar, deixar de seguir ou bloquear a pessoa usando as ferramentas nesta página ou definir sua conta como privada. Você também pode denunciar publicações e perfis que estão tendo comportamentos abusivos ou de assédio. Se o bullying estiver afetando seu bem-estar, tente conversar com um amigo ou familiar sobre essa situação. Não sofra em silêncio, busque ajuda. Veja mais sobre Bullying aqui.

INSTRUÇÕES: Toque no ícone de três pontinhos acima da publicação ou no canto superior direito do perfil. Toque em “Denunciar” e siga as instruções. A denúncia é anônima. Se quiser falar com a equipe da SaferNet, acesse www.canaldeajuda.org.br, também anônimo.

Evite fãs extremistas

É legal se conectar com as pessoas do seu fandom. É assim que grandes amizades podem começar. No entanto, o ideal é ficar longe do lado tóxico do fandom, em que pessoas se juntam para praticar bullying ou assediar os outros. Ninguém quer participar disso, não é? Denuncie se presenciar ou sofrer agressões deste tipo.

Ajuste a forma como você compartilha sua vida

Lembre-se: mesmo que sua conta já seja privada, há outras formas mais restritas de publicar. Você pode usar a configuração “Melhores Amigos” dos stories para que apenas determinadas pessoas possam vê-los. Pessoas que não podem ver o story não saberão disso.

INSTRUÇÕES: Crie uma lista de “Melhores Amigos” tocando no menu no seu perfil depois toque em “Melhores Amigos”. Em seguida, quando criar um story, escolha “Melhores Amigos” no canto inferior da tela em vez de “Publicar no seu perfil”. Você também pode criar uma lista específica para stories individuais.

Seja direto(a)

Às vezes você quer compartilhar momentos apenas com algumas pessoas. É uma ótima ideia! Quando o momento é muito pessoal, você pode se sentir muito vulnerável. O Instagram Direct é a maneira mais privada de compartilhar no Instagram, então considere usá-lo nessas situações.

INSTRUÇÕES: Para enviar uma mensagem (texto, imagem ou vídeo), clique no ícone no canto superior direito do seu Feed e escolha com quem você deseja compartilhar (até 15 pessoas). Também é possível enviar uma mensagem clicando no mesmo ícone no perfil do destinatário.

Controle os comentários

Sua seção de comentários é um ótimo lugar para interagir e conversar, além de possibilitar que as pessoas reajam ao que você publicou. E como é a sua seção de comentários, você pode personalizá-la da maneira que você quiser. Algumas pessoas gostam de disponibilizar os comentários para todos. Outras nunca leem os comentários. Também há a opção de permitir que apenas determinadas pessoas comentem. Se você deseja que sua conta continue pública, mas não quer que todo o mundo comente, essa opção pode ser um ótimo meio-termo.

INSTRUÇÕES: Acesse Configurações e escolha “Controles de comentários”. Você pode optar por permitir os comentários apenas dos seus seguidores ou das pessoas que você segue ou desativar totalmente os comentários. Também é possível filtrar os comentários com palavras ou frases que você prefere não ver ou que acredita que sejam desagradáveis.

Acalme os ânimos

Às vezes os comentários em uma publicação podem sair do controle e chegar a assuntos que nada têm a ver com o assunto original. Se alguns comentários estiverem deixando você desconfortável, experimente dizer algo como: “opa, acho que está na hora de encerrar essa conversa.” Vamos mudar de assunto.” Se isso não funcionar, você também pode excluir comentários ou mudar as configurações deles. (Veja acima.) É bom informar às pessoas da sua atitude, para não parecer que uma força invisível começou a atuar do nada. Você pode publicar: “vou travar os comentários agora”, ou enviar uma mensagem para alguém se tiver proximidade e dizer: “oi, eu excluí seu comentário porque...”. Um pouco de comunicação pode evitar que as pessoas fiquem magoadas. Mas avalie caso a caso se isso pode te colocar em risco. Se forem agressões e ataques violentos, você também pode denunciar. (Veja acima)

INSTRUÇÕES: Para excluir um comentário, deslize para a esquerda ou pressione-o e toque em “Excluir”. Para desativar os comentários em uma publicação, toque nos três pontinhos no canto superior direito e depois selecione “Desativar comentários”.