COMO AJUDAR UM AMIGO EM CONVERSAS DIFÍCEIS?

O #DigitalSemPressão prega a gentiliza, a empatia e a solidariedade com o próximo, da mesma forma como você espera que as outras pessoas sejam gentis e acolhedoras com você. Por vezes, vemos alguém no Instagram que parece estar triste ou com raiva. Saber o que dizer ou fazer nessas horas pode ser bem difícil. Aqui vão algumas ideias.

Sempre cuide de si mesmo(a) primeiro

Se você for a pessoa que está triste ou com raiva ou que está sofrendo bullying, converse com alguém. Se não tiver um adulto ou um colega com o qual você se sinta confortável para conversar, o canal de ajuda do CVV (188) está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e garante anonimato total. Para violência na Internet, peça ajuda a SaferNet Brasil (canaldeajuda.org.br)

Conheça os sinais de alerta

As pessoas podem expressar seus sentimentos de diferentes maneiras, mas alguns sinais podem dar pistas sobre seu estado emocional.
A JED, da Fundação Americana para Prevenção ao Suicídio e a Ad Council, sugerem que devemos ficar atentos a estes sinais:

• A pessoa está com um comportamento estranho, muito diferente de seu habitual.
• A pessoa está se colocando em situações perigosas com mais frequência.
• A pessoa diz estar sem esperança.
• A pessoa está fazendo mais uso de drogas ou bebidas alcoólicas.
• A pessoa está se ferindo.
• A pessoa está se isolando.
• A pessoa parece estar sempre com o pensamento em outro lugar.
• A pessoa está sempre ansiosa e não consegue relaxar.
• A pessoa está com uma visão muito negativa sobre a vida.

Todos nós temos dias ruins, mas se você perceber que uma pessoa está apresentando algum desses comportamentos acima com frequência, as dicas abaixo podem ajudar você a descobrir o que fazer.

Estenda a mão

Uma ligação, SMS, ou mensagem no Direct dizendo que você se importa com a pessoa pode significar muito. Você não precisa ter todas as respostas. Mostrar à pessoa que ela não está sozinha, e que você se importa com ela, já é uma boa.

O que dizer

O melhor a fazer é manter a casualidade. Experimente dizer: “eu percebi que você tem publicado muitos memes tristes, você está bem?” ou “resolvi te chamar porque você parecia estar bem triste outro dia. Como você está?”

Não espere outra pessoa tomar uma atitude

Talvez você pense que a pessoa tem muitos outros amigos, ou que você não tem intimidade suficiente para se envolver, mas nós nunca sabemos a história toda e a pressão que ela vive. É sempre melhor checar e descobrir que a pessoa está bem do que ignorar sinais preocupantes, ajude-a a viver o #DigitalSemPressão.

Se a pessoa se abrir, escute-a

Evite dar conselhos ou falar sobre você mesmo(a). Mantenha o foco nos sentimentos da pessoa. Você pode verificar se a pessoa recebe apoio de outras pessoas que fazem parte da vida dela fazendo perguntas como: “você já falou sobre isso com mais alguém?”. Na Central de Segurança do Facebook você pode encontrar este guia com dicas de como identificar sinais nas publicações. Você também pode falar com a equipe da SaferNet, acesse www.canaldeajuda.org.br, é anônimo. Vale conferir também a campanha @EuEstou disponível no Instagram, com manuais, dicas de especialistas e um debate franco sobre saúde emocional.

Incentive a pessoa a obter ajuda

Às vezes ficamos tão afetados por nossos sentimentos que não vemos uma saída para os problemas. Você pode sugerir que seu(sua) amigo(a) converse com os pais, outro adulto responsável, um profissional de saúde mental ou pode compartilhar recursos como a linha do CVV.

Denuncie conteúdo preocupante

Se você acredita que alguém pode estar pensando em se ferir, informe-nos para que possamos enviar informações e recursos para essa pessoa. Há equipes em todo o mundo trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, para analisar essas denúncias. O criador da publicação não saberá quem fez a denúncia, mas receberá ajuda assim que abrir o aplicativo novamente. Para fazer uma denúncia, toque no ícone de três pontinhos acima da publicação e depois toque em Denunciar. Selecione “É inadequado > Automutilação”.

Quando contar a alguém

Se a pessoa com a qual você conversou não demonstrar que está se sentindo melhor, se a pessoa pedir para manter algo em segredo e isso lhe causar desconforto ou se o comportamento dela ficar mais extremo, converse com um adulto ou amigo de sua confiança sobre o que fazer em seguida.