UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO

A qualidade do tempo que você passa online é muito importante para o seu bem-estar. Assim como a quantidade. Passar muito tempo em frente à tela pode significar que você está negligenciando outros aspectos importantes da sua vida. Use este guia para ponderar qual é o tempo de uso do Instagram ideal para você e explore algumas ferramentas que ajudam a definir seus limites. O objetivo é usufruir ao máximo do seu tempo, online ou offline. É assim que fazemos no #DigitalSemPressão.

Gerencie seu tempo

Há uma forma simples de ver quanto tempo você está passando no Instagram. Acesse sua página de “Configurações” e toque em “Sua atividade”. Você verá um painel com o tempo médio que você passa no Instagram. Toque nas barras para ver o tempo de um dia específico. Os dados surpreenderam você? Talvez seja o momento de reduzir o tempo que você passa no Instagram.

Defina um lembrete para se desconectar

Se você quer reduzir o tempo que passa olhando para a tela, pode definir um lembrete diário que enviará uma notificação quando você atingir um determinado tempo de utilização. Bônus: quando você define um limite de tempo, passa a refletir melhor sobre o que faz no Instagram. Para definir um lembrete, acesse seu perfil e toque no menu. Em seguida, toque em Sua atividade > Definir lembrete diário. Escolha a quantidade de tempo e toque em Definir lembrete.

Viva o momento

Às vezes, seu telefone pode gerar distrações e impedir que você vivencie e aproveite momentos importantes. Lembre-se: você não precisa publicar em tempo real. Experimente tirar algumas fotos e depois guardar seu telefone para vivenciar de verdade o momento. Depois, compartilhe o que você vivenciou. Bônus: provavelmente você não cometerá erros ortográficos.

Silencie as notificações para se concentrar

Se você tem dificuldade em ignorar as notificações, basta desativá-las. Experimente silenciar as notificações quando você quiser ficar offline. Também pode ser útil deixar seu telefone longe, em uma gaveta ou outro quarto, durante as refeições, reuniões de amigos ou sessões de estudo. E lembre, não somos obrigados a responder tudo imediatamente.

Para silenciar as notificações, vá até seu perfil, toque em menu e depois em Sua atividade. Toque em Configurações de notificação e depois em Pausar tudo. Em seguida, selecione por quanto tempo você quer silenciar as notificações. Também é possível silenciar tipos específicos de notificações.

Seu telefone precisa de uma hora de dormir...

Se você tem dificuldade para dormir, isso pode estar acontecendo porque você usa seu telefone até tarde da noite. Seu cérebro precisa de tempo para descansar. Experimente deixar seu dispositivo de lado, desligado ou no silencioso, uma hora antes de você ir para a cama.

...e de acordar

Checar seu telefone assim que você acorda não é necessariamente algo ruim, mas talvez seja interessante experimentar uma rotina matinal em que você é a prioridade. Experimente realizar algumas ações — tomar banho, tomar o café da manhã, escovar os dentes — antes de usar o telefone. Você estará mais atento(a) e apto(a) a interagir com as pessoas e terá mais chances de não se atrasar!