VOCÊ ESTÁ APROVEITANDO AO MÁXIMO O INSTAGRAM?
Editar uma foto para que fique maravilhosa ou inserir uma legenda engraçada são coisas que fazem do Instagram um local divertido. E há outras habilidades que podem tornar mais saudável o tempo que você passa online. Grande parte do #DigitalSemPressão é garantir que você escolha com consciência o que deseja compartilhar e quando fazer isso, que mantenha uma boa perspectiva sobre a função da plataforma na sua vida e que saiba como ajudar outras pessoas que talvez estejam passando por dificuldades.
Todos esses aspectos têm efeitos positivos nas suas experiências e nas de outras pessoas. Talvez seja interessante reservar algum tempo para pensar nessas áreas e ficar mais atento(a). Criamos um teste para cada área, assim você pode se autoanalisar. Ter consciência sobre as áreas que você já domina e as que você deseja melhorar é uma ótima maneira de usar seu tempo no Instagram de forma positiva.
COMPARTILHAR COM SENSIBILIDADE
Quando você compartilha algo — um meme, seus pensamentos sobre amizade ou um vídeo do seu animal de estimação — é importante pensar no local em que você vai compartilhar e quem verá o conteúdo. Faça o teste e saiba mais.
Você finalmente terminou aquela redação imensa que estava tomando todo o seu tempo. Você:
Você sai com suas amigas e tira uma foto de uma delas com um balde de pipoca em cima da cabeça. Os pais dela não permitem que ela acesse o Instagram, mas você quer muito publicar a foto. Você:
Uma pessoa na escola está causando problemas, pois vive implicando com você. Você está se sentindo chateado(a). Você:
Você está muito preocupado(a) com um determinado problema. Você:
Mais respostas "A"
Suas respostas demonstram que você adora publicar sobre vários aspectos da sua vida — mas você também pensa bem sobre o que publicar e respeita o fato de que nem todo mundo é tão aberto como você. Esporadicamente, talvez seja interessante parar e analisar com calma as melhores opções de publicação para cada tipo de conteúdo, visto que, depois que algo se torna público, todos poderão ver. Você pode experimentar ter uma conta privada ou limitar alguns conteúdos para “Melhores Amigos”. Clique aqui para saber mais sobre como personalizar sua experiência no Instagram.
Mais respostas "B"
Mais respostas "C"
Suas respostas demonstram que a privacidade é importante para você, seja a sua ou a de outras pessoas. Você está confortável com a quantidade de conteúdo que compartilha online. Se quiser saber mais sobre como fazer o Instagram funcionar para você, clique aqui.
MANTER AS COISAS EM PERSPECTIVA
Algumas interações online podem gerar cargas emocionais — especialmente se você tem o hábito de se comparar negativamente a outras pessoas. Ter consciência das suas emoções e ser capaz de colocá-las em perspectiva pode ajudar. Faça o teste e saiba mais.
Você publica uma selfie de manhã, antes da escola. No horário do almoço, você olha seu telefone, e ninguém curtiu ou comentou a foto. Você:
Sua tia comenta em todas as suas publicações, e isso é muito constrangedor. Você:
Você entra no Instagram e vê uma foto de todos os seus amigos em um encontro sem você. Você:
Você é um(a) artista. Você participa de todas as aulas de artes que consegue na escola, e as pessoas estão sempre comentando sobre o seu talento. Você decide abrir uma conta do Instagram para mostrar sua arte. No começo, é empolgante porque todos os seus amigos e até mesmo alguns desconhecidos começam a seguir você. Mas, depois de alguns meses, não surgem novos seguidores e quase ninguém comenta, as pessoas apenas curtem e seguem em frente. Você:
Mais respostas "A"
Suas respostas indicam que você tem uma ótima perspectiva sobre a função do Instagram na sua vida. Parabéns pela sua poderosa noção de identidade e sua vontade de crescer como pessoa. Apreciar os aspectos positivos e não ficar obcecado(a) por algo que pode ser negativo é qualidade que faz bem a todos. É isso aí!
Mais respostas "B"
Legal! Suas respostas sugerem que você é uma pessoa muito criteriosa e sensível. É importante ter uma visão equilibrada sobre o que acontece online e lembrar-se de que algo que parece catastrófico no primeiro momento muitas vezes não tem tanta importância assim. Nem sempre a impressão que temos das coisas online retratam toda a realidade, nem o que os outros realmente quiseram dizer / fazer. Experimente dar um tempo e refletir antes de reagir no impulso. Converse sobre suas emoções com um(a) amigo(a) ou familiar e ouça o que ele(a) tem a dizer. Queremos que o tempo que você passa no Instagram e fora dele seja positivo! Afastar-se um pouco das redes para dar um espaço a si mesmo(a) pode fazer uma grande diferença.
Mais respostas "C"
Parece que você é uma pessoa sensível e valoriza muito a importância de suas publicações. Parece também que você gerencia com cuidado seus conteúdos e busca sempre o apoio das pessoas que são importantes para você. Caso você se sinta triste com o retorno que receber no Instagram (ou com ausência de retorno), experimente explorar esses sentimentos e analisar a forma como você lida com eles. Certifique-se de que o tempo que você passa online e a importância que dá para estas reações esteja em equilíbrio com as outras atividades que são importantes na sua vida. Para saber mais sobre equilíbrio, clique aqui.
RESPONDER COM GENTILEZA
Em algumas ocasiões, você pode se deparar com pessoas passando por momentos difíceis ou dizendo coisas preocupantes. Qual é a melhor maneira de ajudar alguém online? Faça o teste e saiba mais.
Um cartunista que você segue online está publicando quadrinhos que falam bastante sobre depressão e falta de esperança. De repente, ele para de publicar. Você:
Seu melhor amigo de jogos online começa a seguir vários outros jogadores que fazem piadas e dizem coisas que te deixam desconfortável. E seu amigo está compartilhando esse conteúdo, então você acaba vendo. Você:
Você encontra um colega de classe que está muito chateado. Ele conta que o melhor amigo dele tem falado sobre problemas de saúde mental e demonstrado estar muito angustiado. Você:
Um amigo seu diz algo idiota no Instagram. Ele se arrependeu e pediu desculpas, mas os comentários na publicação estão cada vez mais agressivos. Você:
Mais respostas "A"
De acordo com suas respostas, podemos dizer que você consegue reconhecer a perspectiva dos outros e que se preocupa com as outras pessoas (um exemplo de empatia). Você percebe quando alguém está mal ou chateado, ainda que sua reação seja mais discreta. Pode ser difícil saber o que fazer ou dizer nessas situações, não importa a sua idade. Clique aqui para saber mais sobre como falar com alguém que está passando por um momento difícil. E lembre-se, se vir uma publicação no Instagram que faça você acreditar que alguém possa fazer mal a si mesmo, denuncie anonimamente. Uma equipe responderá e entrará em contato com a pessoa para fornecer recursos e ajuda. Para fazer uma denúncia, toque no ícone de três pontinhos acima da publicação e depois toque em Denunciar. Selecione “É inadequado > Automutilação”. Se quiser orientação online da equipe da SaferNet, acesse www.canaldeajuda.org.br.
Mais respostas "B"
Suas respostas demonstram que você deve ser um(a) excelente amigo(a), sempre disponível para ajudar quando preciso Oferecer ajuda ao ver alguém triste é uma ação significativa e gentil. Se você deseja saber mais sobre como dar suporte a outras pessoas, clique aqui. E lembre-se, se vir uma publicação no Instagram que faça você acreditar que uma pessoa possa fazer algum mal a si mesma, denuncie anonimamente. Uma equipe responderá e entrará em contato com a pessoa para fornecer recursos e ajuda. Para fazer uma denúncia, toque no ícone de três pontinhos acima da publicação e depois toque em Denunciar. Selecione “É inadequado > Automutilação”. Se quiser orientação online da equipe da SaferNet, acesse www.canaldeajuda.org.br.
Mais respostas "C"
Com base nas suas respostas, percebemos que você é uma pessoa amável que deseja ajudar os outros. Às vezes pode ser difícil saber como ajudar, especialmente quando a situação também afeta seu emocional. Lembre-se de cuidar de si mesmo(a) quando estiver cuidando dos outros para não se colocar em risco. Se você deseja saber mais sobre como dar suporte a outras pessoas, clique aqui. E lembre-se, se vir uma publicação no Instagram que faça você acreditar que uma pessoa possa fazer algum mal a si mesma, denuncie anonimamente. Uma equipe responderá e entrará em contato com a pessoa para fornecer recursos e ajuda. Para fazer uma denúncia, toque no ícone de três pontinhos acima da publicação e depois toque em Denunciar. Selecione “É inadequado > Automutilação”.